Livro

ARQUIVO DAS IMAGENS NÃO VISTAS

Apoio à publicação do livro "Arquivo das Imagens Não Vistas"

Campanha de pré-venda a decorrer até 31 de outubro de 2020

Preço de pré-venda, até 31 de outubro de 2020: €10 (+ portes de envio)

Preço de venda ao público a partir de 1 de novembro: €15 (+ portes de envio)

Autores: António Veloso, Inês Albuquerque, Maricarmen Alcalá, Sofia Berberan, Tânia Araújo, Tiago Santos
Design e paginação: Imagerie – Casa de Imagens
Características: 12 x 18 cm , capa mole, 152 páginas, Impressão digital
Tiragem: 70 exemplares
Edição: Imagerie – Casa de Imagens, Lisboa, 2020

Arquivo das Imagens Não Vistas é um projeto da Imagerie – Casa de Imagens que reflete sobre o território da cidade de Lisboa a partir de imagens de álbuns familiares ou de arquivos fotográficos de habitantes da cidade, analisando o espaço público a partir de imagens da esfera privada. Ao mesmo tempo, porque um arquivo debruçar-se-á sempre sobre a ideia de documento e de passado, pondera também a dinâmica e organicidade da memória enquanto instrumento de construção do passado e da identidade de um grupo de indivíduos.

Este livro, um complemento ao arquivo integral e em constante atualização, que se pode encontrar em arquivobinv.com, foi criado por 6 autores numa oficina que se desenvolveu ao longo de 9 meses. Para o editar, procurou-se estabelecer um paralelo entre a lógica informática de navegar o site-arquivo, através de hiperligações, e a navegação de um livro, com as suas limitações físicas e organizativas, próprias da paginação. Este paralelo, ou antes, esta simetria, espelhada na estrutura fundamental deste livro, pretende criar um desafio ao leitor, que deve manipular o livro de forma a encontrar tanto as respostas às suas perguntas, como o caminho que pretende percorrer para decifrar este arquivo.

O objetivo deste projeto é explorar as possibilidades e desafios da publicação de um arquivo em formato editorial, que pretende ser simultaneamente um objeto artístico, refletindo sobre o território e a sua ocupação, enquanto desafios da cultura contemporânea, e explorando temas como a turistificação e a gentrificação, utilizando a fotografia estenopeica como ferramenta que promove uma desaceleração da prática e uma observação propositadamente mais consciente do espaço e do tempo.

*António Veloso, Inês Albuquerque, Maricarmen Alcalá, Sofia Berberan, Tânia Araújo e Tiago Santos

Encomendar Livro

Caso não consiga utilizar os formulários poderá sempre efetuar a encomenda através do email: geral@imagerieonline.com ou do tlm: 916199408

Excerto do livro